segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Tom Zé... um adorável transgressor


Na ultima quinta-feira, dia 05, aconteceu o ultimo Show do Projeto Unimusica promovido pelo Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, me programei e assisti a todos os espetáculos do projeto, destro de série Irreverentes, desde junho, passaram pelo palco do Salão de Atos da UFGRS  Arrigo Barnabé, Jads Macalé, Walder Wildner, Luiz Melodia, Carlos Careqa fechando com Tom Zé.

Confesso conheço a trajetória de Tom Zé e sua importância histórica principalmente como um dos precursores da Tropicalia e por ser uma das figuras mais originais da musica popular brasileira, passando uma imagem de excentricidade e exagero mas de seu trabalho musical propriamente dito admito que conhecia e ainda conheço muito pouco, restringindo-me basicamente ao pouco que toca na rádio. 

Fiquei tão impactada com o que assisti na reitoria quinta-feira que precisei de algum tempo para processar a informação...em primeiro lugar Tom Zé não é apenas irreverente, ele é um total transgressor de toda e qualquer ordem pre estabelecida, ele foge de toda e qualquer ordem pre estabelecida que possa vir a engessá-lo em convencionalismo.

Ao contrario dos outros meses onde a  entrevista aberta aconteceu um dia antes, a de Tom Zé foi na tarde de quinta-feira, com uma conversa descontraída, animada e muito produtiva seguida da passagem do som. 



 
                                                                                                                              Fotos Entrevista e Passagem de som : James Santos



Antes de iniciar o show ele surpreende o publico que aguardava em um auditório lotado desde as 19:30 ( um grande numero de pessoas que ficaram de fora devido a lotação esgotada), inesperadamente surge no palco, sozinho, e diante da aclamação de todos esclarece que ainda não era o inicio do show mas que, como ele estava esperando sozinho no camarim, sem fazer nada, acho melhor ir esperar ali, onde todos também estavam sem fazer nada e conversar um pouco...a partir daí as histórias foram surgindo de forma natural até que indicaram que já estava tudo em ordem para começar.

Depois do tradicional vídeo de abertura Tom Zé mais uma vez surpreende pois, ao contrario do que é comum, a banda se posicionar e depois de tudo organizado o artista entrar já ao som dos primeiros acordes, ele entre sozinho e, um a um vai apresentando com muita alegria e familiaridade os músicos que o acompanham e só então começa oficialmente o show... Entre musicas e conversas aquele jovem de 79 anos deixa a todos atônicos com tanta energia, corre de um lado para outro do palco, dança, pula se diverte muito... brinca com a plateia, faz propaganda dos discos com jingle e tudo. Ao pegar o violão a começar as primeiras notas de Xique Xique o publico fica de pé e se põe a dançar em seus lugares, alguns instantes depois Tom Zé convida as pessoas a subirem ao palco e neste momento assisti algo bárbaro...talvez, a desordem mais bem organizada da história dos shows em Porto Alegre. Uma boa quantidade de pessoas foi subindo ao palco, brincando e dançando de um lado para outro, com muita alegria e descontração mas respeitando o espaço dos músicos e ao final da musica as pessoas que estavam em cima do palco se ajoelharam e fizeram uma reverencia aos artistas... foi realmente um momento de grande emoção. Depois disso, foram mais uma ou duas musicas o show chega ao final  e mais uma vez Tom Zé muda o roteiro normal e ao invés de dirigir-se  ao camarim  vai direto para o saguão da Retoria onde pode ter contato com todas as pessoas ali presente, dando autógrafos e tirando fotografias e foi a oportunidade de quem não conseguiu entrar no show estar perto deste grande artista.

O que mais dizer de um artista como este...ele é único!!! de uma energia e simplicidade que assombram, grande talento e genialidade... Tom Zé sempre espantou e surpreendeu as pessoas o tempo passou e isso não mudou... ele encanta e fascina, Tom Zé sempre foi um artista que eu compreendi pouco, como disse conhecia sua importância histórica mas não seu trabalho, só este show me fez compreender a verdadeira grandeza deste grande personagem!!!


































Nota: algumas fotos podem estar desfocadas mas não tinha como deixar fora desse registro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário