sábado, 28 de novembro de 2015

A singularidade e multiplicidade de Jeronimo Jardim...


Na quarta-feira, dia 25, aconteceu no Teatro da AMRIGS o lançamento do CD Singular e Plúrimo de Jeronimo Jardim em uma grande  festa, com o palco repleto de amigos que foram convidados também para fazer parte do disco e uma plateia também com muitos amigos e fãs do seu trabalho. Cada faixa tem um ou mais convidados e passeia por diversos ritmos e sonoridades mostrando toda versatilidade deste grande compositor.

Quanto ao show... nossa! qualquer coisa que eu diga será pouco para relatar o que vi e senti naquela noite mágica. Um cenário lindo, com sonorização e iluminação impecável Jeronimo sobe ao palco com uma energia e vibração surpreendentes  principalmente para quem tem conhece a trajetória pessoal deste grande artista que nos seus setenta e poucos anos, naquele momento, parecia um menino recebendo seus convidados no dia do seu aniversário. E cada um que subia naquele palco vinha com uma grande emoção, um pequeno nó na garganta, alguns por estarem novamente no palco ao lado do velho companheiro outros por estarem ao lado de um grande mestre, as demostrações de carinho foram muitas...

Estiveram  com Jeronimo companheiros de toda vida como Luiz Coronel, Yoli, Toneco da Costa, Airton Patinete dos Anjos entre outros que fazem parte da trajetória dele desde a chegada a Porto Alegre e o inicio da carreira artística no inicio dos anos 70 assim com músicos das gerações que se seguiram e que já tiveram Jeronimo como uma referencia entre eles Nelson Coelho de Castro, Marcelo Delacroix, Zé Caradipia, Gelson Oliveira, Greice Morelli Danny Calixto e Simone Rasslan... e a lista segue...

Conhecia o trabalho de Jeronimo Jardim desde o inicio dos anos 80 quando comecei a me interessar mais profundamente por musica e principalmente pela musica que estava sendo produzida aqui no sul, tive meu momento nativista mas o que me fascinou na época e ainda me fascina é a musica urbana, a tal da MPG, que com ou sem este rotulo acompanho até hoje. 

Entre 2007/2008 (não lembro o ano exato) tive oportunidade de ver uma apresentação ao vivo no Ecarta, dentro do projeto Ecarta Musical que gostei muito e a partir dai passei a encontra-lo com certa frequência, sempre com a Clair ao seu lado, longe do meio artístico e do palco o que só fez com que eu tivesse mais carinho e admiração por este homem tão talentoso e determinado. Assim como sempre foi corajoso no momento de criar e defender suas composições tive a oportunidade de ver que realmente tem essa postura de luta e coragem em todos aspectos da sua vida.

Mas voltando ao show só tenho a dizer que sai do teatro em estado de graça... que ver o sorriso, a alegria de Jeronimo Jardim naquele palco ao lado de seus amigos e parceiros é algo que não tem preço...me senti honrada e agradecida por poder ter participado desse momento tão lindo.






   

   


   


    

  

    



 
  

  
   

                                                
                                                  


  

   


   

   
    
 
   

   





















Um comentário:

  1. Parabéns por teu bonito trabalho, Ana Marisa Skavinski.
    Sensível.Captaste o clima e a energia deste show fantástico.
    Obrigado!

    ResponderExcluir