sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Fazendo a Historia do Samba...Túlio Piva - 100 Anos

Na terça-feira, dia 10/11, para finalizar a  programação do Projeto Sons da Cidade da Secretaria Municipal da Cultura aconteceu o show "Túlio Piva Eterno como o Samba 100 Anos" que foi comendado pelos netos do compositor Rodrigo e Rogério Piva e contou com a participação de amigos da época e músicos jovens que tem no seu trabalho uma forte influencia de Tulio Piva.
Desde meados da deca da de 50 o compositor mostra seu trabalho e faz sucesso com alguns sambas até hoje cantados por muitos, na e poca grandes nomes importantes do samba vinham a Porto Alegre em busca das composições dele. Em 1968 foi o grande vitorioso do II Festival Sul Brasileiro da Canção Popular com Pandeiro de Prata. Na decada de 70, junto com Lucio do Cavaquinho montou dois bares que marcaram a noite de Porto Alegre: Pandeiro de Prata e Gente da Noite, localizados na Cidade Baixa e foi neste ambiente que os netos Rodrigo e Rogerio se iniciaram na musica.

O show de terça foi um grande encontro de amigos e admiradores, o teatro esta cheio e foram momentos de grande emoção que uniu nomes da musica seja da época de ouro do rádio na cidade até jovens talentos como Bibiana Peteck. Um dos momentos de maior emoção, na minha opinião, foi ver subir ao palco Vera, unica filha do compositor, para cantar ao lado de seus filhos Rodrigo e Rogerio. Não podia faltar no palco um dos nossos grandes nomes da percussão, Giovanni Berti  que conviveu desde a infância (é considerado da família) com Tulio e foi com ele que inicio sua carreira artística. 






 Quando criança cheguei a conhecer Tulio, meu pai em toda sua trajetória de trabalho nas rádios, jornais e televisão de Porto Alegre fez muitos amigos, mas a história mais mercante que trago comigo foi contada por meu pai... segundo ele, a primeira musica que eu mostrei interesse quando criança, foi Pandeiro de Prata e essa história contada por meu pai me acompanha até hoje e me faz ter um grande carinho pela musica deste grande compositor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário