quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Com a Força do Rádio...23° Premio UniRadio

Como ouvinte que sou de radio e mais especificamente da Radio FM Cultura 107.7 , tive a oportunidade de estar presente, dia 16/11, na premiação do 23°Premio UniRadio   realizado pela Fundação Piratini com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa - ARI, Sindicato dos Jornalistas, Sindicato dos Trabalhadores de Emissoras de Radio e Televisão, Associação Gaucha das Emissoras de Radio e Televisão, Open Stage, Sicredi e Celulose Riograndense. 

Este premio foi criada para destacar os trabalhos de estudantes de jornalismos das universidades do Rio Grande do Sul, que elaboram matérias para a cadeira de radio difusão que são veiculadas em um programa aos sábados no inicio da tarde na Radio Cultura FM.

Este ano a premiação foi realizada no Teatro Bruno Kieffer da Casa de Cultura Mario Quintana, nesta edição 116 trabalhos foram inscritos sendo 20 selecionados para avaliação da comissão julgadora onde foram premiados em quatro categorias: Radio revista, Texto literário, Radio documentário e  Radio reportagem. Os vencedores que receberam troféus criados pela artista plástica Tina Felice. 

Radiorrevista, o primeiro Lugar foi para os alunos da FEEVALE, Pamela Leduar Inácio; Raquel Compassi; Stephani Machado; sob supervisão do professor Dr. Marcos Emílio Santuario, com o trabalho Raízes Do Rock Gaúcho.
O prêmio Destaque Especial da categoria ficou com os alunos da PUCRS, Diego Brião; Eduardo De Canto; Giovana Pozzer; Guilherme Mercado; Juliana Forner; coordenados pelos professores Dóris Fagundes Haussen e Luciano Klöckner, com o trabalho Mobilidade Urbana.
 
Radiofonização de Textos Literários, o trofeu foi para os alunos da UCS, Gabriele Marramarco; Fernanda Pires; Daniel Oliveski; Ângela Salvallaggio; Taíse Da Costa; supervisionados pela professora Leyla Maria Portela Coimbra Thomé, com o trabalho Dom Quixote.
O Destaque Especial da categoria foi para os alunos da UNISINOS, Cecília Menta; Francisco Caselani; Mariana Da Rosa; Natália Silveira; Pedro Kessler; Thaís Martins; coordenados pelo Professor Sérgio Endler, com o trabalho As Aventuras Do Avião Vermelho.

Radiodocumentário teve como vencedor o trabalho Só Vendo Que Beleza, produzido pelos alunos da UFRGS, Diego Felipe Weiler; Jefferson Bredow; Gabrielle De Paula; Leonardo Baldessarelli; Luis Felipe Abreu; Yamini Benites; coordenados pelas professoras Cida Golin e Mariana Müller.
O Destaque Especial ficou com o trabalho Jango, do Comício ao Golpe, realizado pelos alunos da UFRGS, Alessandro Di Lorenzo; Filipe Santiago; Gustavo Chagas; João Francisco Lima; Luis Vicente Medeiros; sob a coordenação da professora Cida Golin.

Radiorreportagem teve como primeiro lugar os alunos da UFRGS, Gabriele Branco; Júlia Bertê; Júlia Corrêa da Rocha; Kathlyn Moreira; Nicolas de Sales; supervisionados pela professora Cida Golin, com o trabalho E por falar em saudades: 100 Anos de Vinícius de Moraes.
O Destaque Especial foi para o trabalho Outono Brasileiro – Manifestações Populares, produzido pelos alunos da UNISINOS, Alessandra Fedeski; Cassio Pereira; Mariana Zimmer; Mateus Kisling; Rodrigo Ramazzini; coordenados pelo professor Sérgio Francisco Endler.
  Muitos destes trabalhos eu já conhecia de te-los ouvido na radio e alguns deles realmente já haviam chamado minha  atenção pela qualidade, sou ouvinte assídua deste programa, na verdade sou ouvinte assídua da radio, sou apaixonada por este veiculo de comunicação e é muito bom ver a força com a qual ele se mantem independente de tantos outros meios de comunicação e informação que o desenvolvimento tecnológico oferece. 
Mas o   grande destaque da noite foi ver que  premiação contou com apresentações dos artistas da FM Cultura Demétrio Xavier, Piá, Duo Bernardo Molleta & Elias Barboza, Clarisse Diefenthaeler, e as bandas Eletroacordes (Rodrigo Vizzotti, Fabricio Costa e Elio Bandeira) e Rotta 53 (Protasio Junior, Felipe Rotta e Ricardo Rochedo) mostrando o grande talento que as vozes ou nomes que acompanham meu dia a dia  tem fora dos limites da radio além do fato de colocar um rosto em alguns nomes que a tanto tempo me são tão familiares... Parabenizo não só aos vencedores deste Premio mas a Fundação Piratini pela importante iniciativa e a Radio FM Cultura pelos grandes talentos que fazem parte desta família...

 





 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário