segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O que é melhor...café ou chimarrão?...Musica!

O Átrio do Santander apresentou no ultimo domingo, dia 15/11, um belo projeto de dois grandes músicos em busca uma ligação entre diferentes sonoridades de diversas partes do mundo. 

Mathias Pinto, violonista, arranjador e compositor é musico consagrado dentro do universo da MPB, coordena a Oficina de Choro e Samba do Santander Cultural, participando de diversos projetos musicais da cidade, entre eles a direção musical e arranjos de Lupi, O Musical onde seu trabalho foi essencial, é um grande pesquisador da musica, em 2010 fundou o Grupo Choro do Rio Grande onde os integrantes pesquisam sobre os chorões do seculo passado como foi Otávio Dutra (quer saber sobre Otávio Dutra?Assista o documentário Espia Só).

Paulinho Fagundes trás toda a tradição da musica nativista gaúcha no seu DNA mas mesmo assim mostrou, desde criança, outros interesses musicais. Depois de uma rápida passagem por aulas de piano, decidiu dedicar-se ao violão e passou ater aulas com o guitarristas Edilson Avila que o levou pelas veredas  da teoria musical incentivando-o para todas as influencias e gêneros existentes, logo foi conhecendo e admirando a diversidade da world music e dessa forma a musica instrumental , em especial o jazz, se tornaram uma grande paixão.

Este trabalho onde os dois músicos se unem a ideia é abrir mão de regras e preconceitos ente os diferentes gêneros musicais e tem como proposta apresentar a musica popular com uma visão ampla e aberta. Além de musicas autorais da dupla tocaram composições de Paulo Dorfman, Jacob do Bandolim, Garoto, entre outros.

Tenho que admitir que não conhecia o trabalho de Paulinho Fagundes e sempre associei o nome Fagundes ao nativismo e tradicionalismo... foi uma grata surpresa que me encheu de satisfação não só pela apresentação de ontem no Santander ao lado de Mathias Pinto mas também pelo CD Pedra Moura que encanta desde a apresentação,  a capa e encarte são lindos mas  principalmente a partir do momento em que se coloca o disco para tocar e se tem uma experiencia unica aos ouvidos e aos outros sentidos...



























Nenhum comentário:

Postar um comentário