terça-feira, 10 de novembro de 2015

Empoderamento Negro na CCMQ com o Coletivo Montingente

Em novembro, mês da Consciência Negra o Teatro Bruno Kieffer da casa de Cultura Mario Quintana recebe em seu espaço o Coletivo Montigente e seu Novembro Empoderado, uma mostra cultural onde apresentarão suas três peças: Enquanto Ensaio, A Filha da Escreva e Encanto Zumbi além de ter uma pequena feira no saguão do teatro com produtos e serviços afro. 

Coletivo Montigente é um grupo da teatro que tem como preocupação trazer aos palcos a temática da história do negro brasileiro. A mostra teve sua abertura dia 05/11 com um sarau poético, musica, poesia e uma roda de conversa que teve a participação especial de membros dos grupos Sopapo Poético e Tambor Falante.  

Na sexta, dia 06/11 fui ao teatro para assistir  A Filha da Escreva, um texto de Arthur Rocha (1859-1888)dramaturgo, poeta e jornalista. Fez parte de um grupo de intelectuais negros livres no final do seculo XIX, que tomaram posições radicais através da imprensa,na critica a sociedade da época, defendendo a abolição da escravidão. Em 1877, adquiriu a tipografia do Diário de Notícias de Porto Alegre, fundando o Correio da Tarde. Redigiu o Artista, de tendência liberal, foi membro da Sociedade Pártenon Literário e lutou pelo abolicionismo. A história com temática abolicionista, mostra de forma sensível o quão injusta e mesquinha era a lei do ventre livre e como eram as relações soberanas dos jovens senhores brancos com suas escravas. A peça nos leva a uma reflexão não só sobre a situação dos negros durante o seculo XIX mas também nos permite refletir sobre a situação na sociedade , após a peça os assistentes foram convidados a participar da um Conversê sobre "O ator negro e o racismo". A Filha da Escrava volta ao palco do Teatro Bruno Kieffer dia 13/11.


 O Novembro Empoderado do Coletivo Montigente ainda tem a peça " Enquanto Ensaio..." na quinta-feira, dia 12, que trata de dois atores negros que ensaiam uma apresentação para o aniversário da avó e durante o exercício refletem sobre suas frustrações, dificuldades em se manter na profissão e suas escolhas artísticas abordando questões sociais importantes  de uma maneira leve e divertida. 

A Mostra encerra nos dias 19 e 20 de novembro com a apresentação d Musical Encanto Zumbi que é o trabalho de conclusão de Gil Collares - diretor e ator- para o Curso de Teatro UERGS em 2014 baseado na obra de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri  "Arena Conta Zumbi" que em janeiro de 2015 lotou o Teatro Bruno Kieffer em uma curta temporada de três dias. 

Esta é uma excelente oportunidade de conhecer o belo trabalho realizado pelo Coletivo Montigente sob a direção de Gil Collares, não deixem de conferir!!!
























Um comentário:

  1. Ana sempre com belos registros!! Muito obrigado querida pelo seu olhar sobre nosso trabalho. Continue a nos clicar!! Beijos

    ResponderExcluir