domingo, 18 de outubro de 2015

8° Festival da Canção Francesa

Sexta-feira, dia 16, pela primeira vez fui assistir o Festival da Canção Francesa, organizado pela Aliança Francesa com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Timac Agro que esta na sua 8° edição. O festival teve inicio em 2008 no Rio Grande do Sul e se estendeu por todo pais.
Dez candidatos foram selecionados entre um  grande numero de inscritos, alguns deles com uma promissora trajetória profissional, outros com menor experiencia e ainda alguns praticamente sem nenhuma experiencia e, na minha opinião este é um dos aspectos mais interessantes deste festival, proporcionada esta interatividade entre pessoas tão diferentes e faz com que se valorize muito mais aqueles que tem pouca experiencia de palco pois tem  muita mais coragem e determinação. 
Todos fizerem belas apresentações, escolheram musicas lindas e que representavam varias épocas e estilos musicais franceses, foram musicas para todos os gostos e idades. Dos 10 participantes eu já conhecia o trabalho de dois, Ana Lonardi e Daniel Debiagi mas os demais participantes fizeram excelentes apresentações, algumas me emocionaram muito. 
Ana Lonardi
Com a saída dos jurados para a avaliação dos participantes e escolha dos vencedores entra no palco "Os Danadões" do qual participa Marcelo Astiazara, vencedor do Festival da Canção Francesa de 2014, e Robson Almeida. Com muita alegria e bom humor, em um espetáculo muito divertido mostraram seu talento,interagiram com o publico, fizeram que participassem, os meninos são muito bons, tem uma proposta leve de trabalho mas muito bem estruturada, sabem o que querem fazer e o que querem "tirar" e "dar" ao seu publico. Não conhecia o trabalho deles, lembro apenas de haver escutado uma entrevista do Marcelo Astiazara falando do Festival do ano passado, do fato de ter ganhado aqui e ficado em segundo lugar na etapa nacional, realmente gostei muito da proposta, pelo menos do que vi na noite de sexta-feira.

Após algum suspense foi a vez de apresentar os ganhadores: em terceiro lugar Camila Toledo, em segundo Ana Lonardi (que foi impecável) e o grande vencedor da noite foi Daniel Debiagi que arrasou em sua apresentação. Na verdade, na minha modesta opinião, eu teria achado muito junto um empate entre os dois visto que foram duas apresentações belíssimas, cada um respeitando seu estilo. É certo que só um dos participantes ganhou um jantar no Chez Philippe, só um ganhou um ano de curso na Aliança Francesa e apenas o vencedor ganhou a viagem a Paris mas considero que todos foram vencedores só em ter chagado a final e ter tido a opiortunidade dessa troca de experiencias e de se apresentar no palco do Salão de Atos da UFRGS para um publico tão grande e tão participativo.




Andre Paz



Camila Toledo
Carolina Albuquerque
João Fogliatto
Eduardo Fronckowiak
Daniel Debiagi



Jean Melgar
Jessica Lima
Luisa Felix



Os Danadões













Nenhum comentário:

Postar um comentário