sexta-feira, 22 de abril de 2016

Sinduscon...Sindusom... com o samba de Eduardo Pitta e homenagem a Pixinguinha.

Na ultima quinta-feira, dia 14, estive no Teatro do Sinduscon , que tem a curadoria do multifacetado e talentoso Matias Pinto, para assistir mais uma edição do Projeto Sindusom - Construção Cultural... Porque a demora em escrever? Por que ao final do Show ganhei o DVD Pra Relaxar de Eduardo Pitta e decidi escutar com alguma atenção antes de escrever...

Em primeiro lugar preciso dizer que acompanho o projeto Sindusom desde a metade do ano passado, é um grande projeto que precisa ser mantido e prestigiado. Este ano estão
previstos 10 espetáculos gratuitos com o objetivo de valorizar compositores locais e contemporâneos acompanhados pelo regional Sindusom que é formado pelos violão do professor Luiz Machado que também é responsável pela coordenação e arranjos, Thayan Martins no pandeiros, Fabio Azevedo no cavaquinho, Pamela Amaro na percussão,além da participação dos engenheiros Zalmir Chwartzmann na percussão e Augusto Cesar Franarin no saxofone, Este ano o projeto Construção Cultural terá uma novidade, uma nova etapa, o Sindusom Júnior que tem por objetivo promover a educação muscal a jovens entre 10 e 16 anos dando prioridade para filhos de trabalhadores de construção civil.
  

                                          
No show da semana passada o regional fez, na parte instrumental uma bela homenagem a Pixinguinha já que neste mês, mais precisamente dia 23, comemoramos o Dia Nacional do Choro, data escolhida devido ao aniversário de Pixinguinha. Eduardo Pitta sobe ao palco extremamente elegante, ao estilo do velho Pixinguinha...  fazendo uma bela homenagem a João Nogueira e depois mostra seu trabalho autoral, a apresentação ainda contou com a participação especial do musico Vinicius Ferrão no bandolim e violinha.
  
Eduardo é musico, cantor e compositor, começou carreira profissional no final dos anos 90 com a banda Se Ativa que criou com amigos do tempo de escola, a banda gravou três discos que tiveram boa repercussão nas rádios e tvs do sul do país. Em meados dos anos 2000 foi para o centro do pais, vivendo em São Paulo e no Rio de Janeiro onde continuou produzindo e teve suas composições gravadas por outros artistas.
Tenho cruzado com Eduardo em diversos eventos, as vezes no palco e outras vezes como apreciador do trabalho dos colegas de parceiros e amigos, creio que a primeira vez que vi Eduardo no palco foi a em outubro de 2014 no Show Beneficente para Lourdes Rodrigues e a partir dai passei a prestar mais atenção ao trabalho dele que tem mostrado um grande amadurecimento e versatilidade constante. Hoje, pode-se dizer que Eduardo desenvolve três frentes de trabalho diferentes, o Dr. Samba, um grupo musical que tem como repertorio sambas da antiga e pagodes dos anos 90 , o Bossa'n'Jazz que é um quinteto que traz o refinamento do jazz e da bossa nova e o seu trabalho mais autoral e acústico, bem ao estilo intimista do voz e violão.
 O Show "Pra Relaxar" de 2014 que seu origem ao CD e DVD do mesmo nome produzido por Marcelo Monegal e que tive oportunidade de degustar durante esta semana vem nesta linha intimista e recatada...é um trabalho de muito bom gosto, todo com musicas autorias onde destaco o samba de breque "Questão de Identidade" e Painho Cuspiu" mas a minha preferida do DVD, aquela que mais me chamou a atenção, que mais me tocou foi "Sentir"... É um trabalho muito bonito, aquele tipo de DVD que é preciso ter em casa e cabe muito bem tanto para assistir sozinho como em uma reunião de amigos, procurem e confiram.


 

 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário