segunda-feira, 2 de maio de 2016

Tem Amores, Sambas e Novidades!!! ...


Neste sábado, dia 30/04, fiz uma verdadeira maratona cultural  o que me rendeu uma grande quantidade de fotos e muito o que comentar... mas vou começar pelo final, o evento onde fechei a noite.

Acompanho o trabalho de Glau Barros a algum tempo, já escrevi sobre o trabalho que ela desenvolve, seu carisma e talento, pois terminei meu sábado no Bar do Marinho assistindo o Show de Amores e Sambas, projeto que Glau vem desenvolvendo desde meados do ano passado e não importa quantas vezes eu assista sempre me emociona e comove. 

Esta vez não foi diferente, a emoção foi ainda maior pois além das musicas já tradicionais deste trabalho com sambas e compositores que tem grande autoridade para falar do amor em todas as suas formas e vertentes  Glau trouxe ao palco cinco musicas inéditas, musicas que farão parte do seu CD, o Show deste sábado foi o pre lançamento deste projeto que vem se desenvolvendo a bastante tempo. 
Glau Barros iniciou sua carreira profissional em 1990, foi backing vocal de Nei Lisboa, Papas na Língua e Nenhum de Nós, entre outros, Se considera uma cantora eclética pois transita por praticamente todos os estilos musicas, passando pelo Pop Rock, Jazz, MPB e Samba, e foi este gênero que de alguma forma se apropriou da artista e acabou prevalecendo... 
São 25 anos de carreira desde 2010/2011  Glau vem gravando os primeiros materiais para o CD e finalmente,  tudo se encaminha para que este seja lançado entre o segundo semestre deste ano e o primeiro de 2017. 
O CD tem a direção musical do cantor e compositor Gelson Oliveira que assina a faixa titulo deste trabalho de estreia da artista, "Escolha", serão 12 faixas , cinco delas já estão gravadas, onde o samba prevalece e  conta com musicas de grandes compositores gaúchos pois além de Gelson Oliveira conta com composições de Nelson Coelho de Castro, Zilah  Machado, Antonio Villeroy, Pamela Amaro e Edison Guerreiro sendo que quem esteve no Bar do Marinho teve a oportunidade de conferir em primeira mão estas interpretações. 

  
Creio que para um interprete gravar um CD, ter seu trabalho materialmente registrado é deixar um legado, é  um filho que vai perpetuar e dar continuidade a sua existência, é dar oportunidade para que sua arte ultrapasse alguns limites tanto de tempo como de espaço. É muito mais que um sonho realizado...
 No show de sábado Glau fugiu completamente do roteiro, se permitiu ir além das musicas tradicionais e as inéditas que estavam programadas simplesmente se deixou levar pela energia do publico presente e as musicas foram surgindo naturalmente, fez todos cantarem e dançarem com ela. Eu também me deixei levar pela energia daquele momento pois percebi que apenas as fotos não seriam capazes de mostrar aqueles momentos e me aventurei em algumas filmagens que provavelmente  terão oportunidade de assistir na fan page do blog.

  
Tem algumas musicas  que quando Glau canta, pelo menos eu me impressiono, canções que foram imortalizadas nas vozes de cantoras como Elis Regina e Clara Nunes ganham uma nova força, este dias comentei com  Glau que não sabia explicar exatamente, mas quando escuto na voz ela cantar uma musica que foi interpretada por uma destas duas cantoras a impressão que tenho é que elas estão no palco, presentes, é possível senti-las... é uma questão de sentimento, emoção e  energia.

                               
Todos os shows que assisti de Glau Barros são muito bons, além do talento musical,natural e único, ela tem um carisma e presença de palco impressionantes, a formação cênica, porque Glau também é uma grande atriz, nesta hora conta muito e da um toque especial e diferenciado a cada apresentação. No ultimo sábado Glau esteve acompanhada dos músicos, amigos e parceiros  Edu Moreira no violão  e Fernando Catatau na percussão o que só abrilhantou a apresentação.

O que tenho percebido em cada show que assisto de Glau Barros é que toda a pessoa que chega ao espetáculo de forma desavisada, ao acaso, sem conhecer o seu trabalho sai do show impressionada e encantada com o que viu e ouviu ...então, para quem ainda não conhece Glau Barros não perca tempo e procure conhecer, quem já conhece e acompanha, fique atento, logo virá o CD !!!


            














2 comentários:

  1. Muito sensível teu relato, Ana! Teu trabalho tem uma grande importância e se soma ao esforço de produção que eu e o Celso Dias viemos desenvolvendo para que a Glau tenha as condições necessárias para fazer seu trabalho e continuar, assim, espalhando seu talento e brilho pelos palcos da vida. Obrigada por preservar a memória desta artista!

    ResponderExcluir
  2. Ana! Muito me emociona tuas palavras! E não canso de agradecer esta parceria e tua dedicação! Grande beijo!

    ResponderExcluir