quarta-feira, 6 de abril de 2016

A edição 2016 de Sons da Cidade começou dia 05/04: Marcio Celli e Tribo Brasil

Terça-feira foi dia de ir ao Teatro Renascença para prestigiar o projeto Sons da Cidade que foi criado em 2006 e é uma realização da Coordenação de Musica da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, responsável pela criação e desenvolvimento das atividades musicais da Secretária. Jorge Andre Brittes esta no comando da Coordenação de musica que conta com uma grande equipe, além dos Sons da Cidades que acontecem uma vez por mês, sempre na terça-feira, são responsáveis por eventos como Republica do Rock, Baile da Cidade, 24 horas de Cultura, Réveillon na Orla do Guaíba, Festival de Inverno, entre outros.

No Sons da Cidade são dois artistas que se apresentam, normalmente de estilos diferentes com a intenção de mostrar a qualidade e  diversidade da musica produzida aqui.

 Nesta terça-feira, dia 05, o primeiro a subir no palco foi Marcio Celli... O que falar de Marcio Celli?!?...
A primeira vez que assisti a um show do Marcio foi em 2006 quando lançou seu segundo CD "Marcio Celli canta Adriana Calcanhotto" e se apresentou pela primeira vez no Ecarta Musical , em 2007 ele retorna ao Ecarta para uma participação em um show coletivo e eu também estava lá, ou seja, companho a carreira do Marcio a uns 10 anos, durante um período um pouco a distancia mas a partir de meados de 2014 passei a seguir bem de pertinho a carreira deste talentoso artista. Com o CD Da Minha Janela,  Marcio foi Pré-Selecionado ao Premio da Música Brasileira de 2014, recebeu Menção Honrosa nos Melhores Álbuns da Musica Brasileira de 2014 e foi indicado ao Premio Açorianos de Musica de Porto Alegre.
  
Marcio, além de ser um cantor afinadíssimo e de voz suave e encantadora é um grande compositor e radialista. Em 2013, com financiamento do Fumproarte gravou seu terceiro CD "Da Minha Janela", primeiro totalmente autoral que tem parcerias com Bebeto Alves, Monica Tomasi, Roberto Haag, Danny Calixto , entre outros que teve seu lançamento neste mesmo teatro em 10/12/2014, desde então Marcio vem trabalhando a divulgação do CD aqui no estado e principalmente fora dele visto que tem feito muitos shows em São Paulo e região.

 

Talvez pelo fato de estar mais uma vez no palco onde praticamente tudo começou o show de terça foi tão cheio de emoção, uma versão pocket do shows original do CD Da Minha Janela, pude perceber Marcio radiante e emocionado, foi um show lindo!!!!... Acompanhado de Jefferson Marx no Violão,Caio Maurenti no baixo acústico, Giordano Barbieri no piano e Fernando Sesse na percussão tendo ainda as participações mais que especiais de Zé Caradipia com quem cantou uma nova musica dos dois e Bibiana Peteck com quem cantou Ex My Love. Marcio ainda cantou Dunas de Rosa Passos e musicas do CD Da Minha Janela, destacando Por Querer Demais parceria com Zé Caradipia, Samba Assim que compôs com Monica Tomasi, Janela que é parceria com Bebeto Alves e as minhas preferidas, aquelas que mais me emocionam Mãe do Vento e Recado para Oxum, por alguma razão que não sei explicar direito estas duas canções me tocam muito fundo.


  




Depois chegou a vez de subir ao palco a Banda Tribo Brasil, que é uma das bandas de maior atuação no cenário cultural de Porto Alegre pela grande diversidade do seu trabalho, Já havia escutado alguma coisa do trabalho deles na radio (FM Cultura é claro) , conheço um pouco do trabalho individual de alguns dos seus integrantes, bem como alguns projetos da bando como é o espetáculo O Maestro, O Malandro e O Poeta homenagem a Tom, Chico e Vinicius.
 Com uma proposta de pesquisa, a Banda explora as possibilidades que oferecem os diversos ritmos e sonoridades brasileiros como samba, baião, maxixe, choro, ijexá, samba rock... fazem uma musica que brinca com a diversidade sonora,  Suas influencias variam de canções do começo do seculo XX até os movimentos musicais mais contemporâneos, procuram inspiração no cenário urbano, nos coisas do cotidiano... 
A Banda Tribo Brasil é composta por Gabriel Cabelo na vos e percussão, Gabriel Maciel no violão e voz, Eduardo Aresso na guitarra e voz, Vinicius Ferrão no cavaquinho e bandolim, Lucas Dellazzana na bateria, Iuri Barbosa no baixo e JC no trompete, misturam a formação original de um "regional" com a instrumentação do jazz e do rock.
O Show realizado no Sons da Cidade foi impecável, musicas dançáveis, que nos mantinham sempre em movimento (mesmo que de forma discreta) mas tudo com muita doçura e suavidade, seleção musical perfeita para a ocasião e o espaço do teatro. Gostei muito do que vi e ouvi e logo espero ter a oportunidade de assisti-los em um local que permita ao publico dançar e a banda se soltar mais, trazer um repertório mais movido, mais agitado, confesso...sai de lá com vontade de dançar de verdade.



























Um comentário:

  1. Parabéns Ana pelo trabalho que tens realizado. E muito obrigada pelos resgitros

    ResponderExcluir