quarta-feira, 13 de abril de 2016

E a capital volta seu olhar para o interior... Exposição sobre Lavras do Sul no Museu.




Ontem, dia 12/04, estive na abertura da Exposição Lavaras do Sul.... Outros Olhares de Zk Severo que esta no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. 
Conheço a Zk a mais ou menos cinco anos, de vista... mas faz coisa de um ano e pouco que nos aproximamos e me surpreendi, pois ao contrario da primeira impressão, descobri nela uma mulher de olhar sensível e apurado, além de uma grande amiga já que apesar da distancia que não nos permite muitos encontros, por afinidades comuns, sinto uma grande conexão.
Tenho acompanhado o trabalho da Zk pelas redes sociais mas vê-los ali, reunidos em uma exposição dá uma outra perspectiva do trabalho de ZK Severo. 

Zk Severo fotografa, professora, acadêmica de belas artes onde estudou musica (piano) no Instituto de Belas Artes de Bagé, participou do congresso de foto conhecimento além de diversos cursos, oficinas e workshop de fotografia, também trabalhou como assistente de produção cinematográfica e faz a curadoria do Café Preto em Lavras do Sul.

O titulo da exposição, "outros olhares" é perfeito, nas imagens ali retratadas é possível perceber a visão de quem retorna a suas origens, a cidade de Lavras do Sul depois de viver em outros lugares, de ter novas experiencias e passa a perceber no que antes era monotonia e rotina um lugar cheio de beleza e poesia... E as fotografias de Zk Severo trazem isso, a poesia do tempo sem palavras. 
 
Este talento natural e intuitivo teve uma grande ajuda para fluir e se desenvolver, a experiencia e competência do curador da exposição, Jorge Aguiar, fotografo com mais de 40 anos trabalhando com fotojornalismo e fotografia documental dá seu toque de mestre para que cada foto fale por si e ao mesmo tempo dialoguem entre si... a equipe técnica da exposição ainda contou com a experiencia dos fotógrafos Marcos Monteiro no design gráfico  e Zezé Carneiro na montagem expositiva dando o toque de mestre na apresentação desta exposição. Primeira individual de Zk Severo mas que com certeza, não será a unica... a partir daqui muitas virão.

  

Gujo Teixeira  diz no seu texto de  apresentação: “Deixem seus olhos perderem-se nestas imagens... Olhando daqui se enxerga o campo, portas, janelas e telhados. A simplicidade interiorana que é típica da nossa terra. Olhares que poucos têm! Que estão guardados em nossos olhos de lavrenses, e passam despercebidos, mas são elos com um tempo que passa depressa e não volta mais.. As lentes da Zk Severo foram buscar estas imagens... A Luz de cada foto mora dentro de seu olhar...Deixem seus olhos perderem-se nestas imagens...”

  

A exposição estará aberta para visitação no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa até dia 31 de maio da 2016, não deixem de conferir!















Nenhum comentário:

Postar um comentário