sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Sábado no Ecarta e Quarta no Santander - Blues não se escuta, se sente na alma...

No último sábado, dia 09, aconteceu mais um Ecarta Musical, sempre mostrando a grande variedade e qualidade de músicos que temos na cidade, esta semana foi a vez de nos deliciarmos com o melhor do blues... Luciano Leães foi a grande atração do final de tarde.

A Fundação Ecarta sempre busca incentivar os jovens talentos e para tanto tem um convenio com a UFRGS onde a cada show acontece a apresentação de um aluno desta Universidade, no sábado foi a vez de Luiz paulo Dourado Freire apresentar a Sonata n° 3 em Dó Maior para Violino Solo - II Fuga de Johann Sebastian Bach.     


Quem não conhece muito do trabalho de Luciano Leães e vê aquele "menino" (por que ele tem cara de menino) sentar em frente ao piano com certeza vai se surpreender com o que ouvirá. Autodidata, o talento, dinamismo e versatilidade fazem dele um dos principais pianistas de blues do país, com forte influencia dos pianistas de Nova Orleans tem sua base musical enraizada no blues incorpora em sua musica elementos do soul, do funk e do rock and roll. 

Fiquei extasiada com a musica de Luciano,  com um repertório mesclando grandes clássicos do blues com canções de Louis Armstrong, Louis Jordam, Eddie Boyd e Jerry Lee Lewis e composições próprias, interagiu com o publico que lotava a Fundação Ecarta onde muitas pessoas optaram por ficar de pé para não deixar de assistir a apresentação deste magnifico instrumentista e grande cantor. Confesso que em determinados momentos esqueci a maquina, fechei os olhos e viajei pelas notas dos blues... A apresentação de Luciano no Ecarta contou com a participação da cantora Luana Pacheco e de Cristiano Ferreira que só veia a abrilhantar o espetáculo.

Luciano tem uma grande trajetória, desde 1998 faz parte da Fernando Noronha & Black Soul com quem tem sete discos lançados e 11 turnes realizadas na Europa e Canadá. Em março de 2013 foi convidado pela produção do pianista ingles Elton John para abrir seu Show em Porto Alegre, neste ano recebeu o Premio Açorianos de Musica na categoria melhor instrumentista pop.

Luciano Leães é um musico ecletico, não se prende a\ um unico estilo, fora do cenario do Blues integra as bandas Locomotores, Gustavo Telles e Os Escolhidos e Acusticos & Valvulados. Também tem trabalhos com o Pata de Elefante, Jupiter Maça,Garotos da Rua, Renato |Borghetti, Cidadão Quem e Os The Darma Lovers.
  
Sem duvida alguma Luciano Leães é um musico surpreendente!

  
 
  
 



Ainda ao ritmo do blues, meio por acaso, pois admito, não havia visto a programação, na quarta-feira, dia 13, entrei distraidamente no Santander para ver a exposição e me deparei com um palco no átrio central onde mais tarde haveria um show de blues dentro da programação de O Verão é Aqui...obvio que fiquei para assistir.

O Show era do harmonicista argentino Adrian Jimenez, desde 1993 quando iniciou carreira participou  de  diversas bandas de blues. Desde 2000 tem sua própria banda onde recria temas clássicos do blues e composições autorais. 

Adrian tem um estilo clássico, bem formal e demostra muito conhecimento do seu instrumento, a harmônica, do qual é professor na primeira Escuela De Blues del Collegium Musicum de Buenos Aires e contou com a participação do excelente instrumentista e cantor Cristiano Ferreira,

E mais uma vez, depois de algumas fotos deixei de lado a maquina e simplesmente me permiti desfrutar a musica afinal, blues é um estilo musical que não se escuta... se sente fundo na alma.

  


 
 




































Nenhum comentário:

Postar um comentário