segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Oportunidade de assistir uma Commédia Dell'Arte, estréia amanhã... Os Dois Gêmeos Venezianos


Este final de semana tive a oportunidade de acompanhar o final do ensaio da peça "Os Dois Gêmeos Venezianos", texto in´edito no Brasil de Carlo Goldoni adaptado e dirigido por Suzete Castro Martinez.
Carlo Goldoni era um dramaturgo veneziano (1707-1793), é considerado um dos maiores autores europeus de teatro e um dos escritores italianos mais conhecidos fora da Itália. Provavelmente, suas obras, constituem o principal veículo de difusão da arte dramatúrgica italiana através do mundo. Muito conhecido pela difusão da Commédia Dell'Arte, é uma forma de teatro popular que aparece no século XV, na Itália, e se desenvolve posteriormente na França, permanecendo até o século XVIII.Suas apresentações eram realizadas nas ruas e praças públicas. As companhias eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar. Ao chegarem a cada cidade, pediam permissão para se apresentar nas suas carroças ou em pequenos palcos improvisados. Os atores seguiam apenas um roteiro simplificado (canovaccio) e tinham total liberdade para improvisar e interagir com o público.
Não pude deixar de ficar curiosa sobre a escolha deste tipo de texto... a explicação para esta escolha é que um dos objetivos da Diretora sempre foi trazer para Porto Alegre um pouco de seu conhecimento dos gêneros e estilos mais clássicos estudados e representados durante o período em que fez faculdade na Espanha.
Esta montagem que estará em curta temporada no Theatro São Pedro dias 12, 13 e 14 de janeiro, as 21 hrs. dentro da programação do Porto Verão Alegre contou com captação de recursos através do Catarse, que foi um sucesso e graças ao apoio de varias pessoas proporcionou a aquisição alguns instrumentos musicais e figurinos que com certeza abrilhantarão ainda mais esta produção. Este sistema da captação permite que qualquer pessoa possa colaborar com um projeto de acordo com seus interesses e cada projeto tem características especificas e normalmente trabalham com recompensas que variam de acordo com o tipo de proposta e o valor da doação. É uma ótima opção para fazer cultura sem ficar engessado e dependente dos editais ou patrocínio de grandes empresas, é o poder dos pequenos...a nossa boa e velha vaquinha onde de grão em grão se consegue chegar ao objetivo. Não é fácil, exige uma divulgação forte e massiva dos interessados, quase um corpo a corpo e nem sempre se consegue alcançar o objetivo, mesmo assim tem sido uma grande impulsionadora de cultura, principalmente aqui no estado.

A historia de Os Dois Gêmeos Venezianos é o encontro de dois irmão que não sabiam de existência um do outro, gêmeos idênticos, Fabrício, criado em Veneza, esperto e charmoso, e Tonino, criado em Bérgamo, tolo e desajeitado, se encontram, ao mesmo tempo, na cidade de Verona. A partir daí a trama se desenvolve... Conforme a diretora a escolha dessa obra deveu-se pelo seu dinamismo e as situações hilárias próprias do estilo e apresenta todos seus elementos: jogo, musica,mascaras, alegria, dinamismo e espontaneidade nas cenas: pelo desejo em realizar um profundo trabalho de linguagem, com estudo das mascaras, farsa e melodrama; além de ser uma obra inédita de um grande expoente deste gênero.
Os atores tiveram preparação especifica nas mascaras da commedia e treinamento musical e vocal durante os meses de ensaio e durante o pouco tempo que assisti um destes ensaios pude perceber a dedicação, vontade e esforço de cada um. Participam deste espetáculo os atores Luciano Pieper, Paulo Brasil Gerundo, Marlise Damin, Henrique Gonçalves, Guilherme Ferreira, Juliana Barros e Suzete Martinez que também é responsável pela direção do espetáculo. A trilha sonora original é de Alvaro RosaCosta, preparação vocal de Simone Rasslan, cenário de marco Fronckowiak, mascaras de Israel Rosa.

Esta será uma oportunidade unica de assistir um gênero teatral clássico, amanhã é a estreia e os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Theatro São Pedro. 
Vale a pena ir e conferir... depois eu vou pensar se conto ou não o que vi, melhor mesmo é ir ao teatro e assistir.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário