domingo, 8 de janeiro de 2017

Fundação Ecarta se encaminha para o final dos eixos temáticos com Samba



Em 2016 o Ecarta Musical com a coordenação de Elenice Zaltron e curadoria de Marcelo Delacroix foi dividido em eixos temáticos, e janeiro, mês de encerramento da temporada 2016 foi dedicado ao Samba e Choro, e ontem foi a vez do Samba.

Silfarnei Alves no violão comandou este passeio por uma seleção de alguns sambas de grandes compositores e convidou alguns expoentes do samba da cidade para acompanha-lo, subiram  ao palco com ele Alemão Charles no cavaquinho, Clint na percussão e voz e Glau Barros na voz. 

O Ecarta Musical tem um publico fiel que costuma lotar a sala a cada quinze dias para prestigiar a excelente programação deste projeto que tem mais de 10 anos, não foi a toa que em 2015 o Ecarta Musical recebeu um Premio Açorianos em reconhecimento a seu trabalho em favor da musica. 

A muitos anos acompanho as atividades realizadas pela Fundação Ecarta, principalmente o Ecarta Musical, mesmo me considerando uma pessoa ecletica nos gostos musicais, ouço tudo tipo de musica, desde que seja boa, o samba sempre esteve presente na minha vida e de um ano pra cá tenho tido a oportunidade de acompanhar de perto não só o trabalho da Glau mas também do Silfarnei e também do Alemão do Cavaco, dois grandes mestres do samba no estado.

Com um repertório com musicas de Adoniran Barbosa, Ary Barroso, Ataulfo Alves, Candeia, Cartola, Dona Ivone Lara, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa e Paulinho da Viola foi quase impossível ao publico manter-se quietos nas cadeiras, pode observar pés inquietos por todos os lados e os mais afortunados que ficaram de pé, ao fundo puderam ensaiar alguns passinhos, em muitas musicas o coro foi quase unanime, praticamente todos cantaram. Cada vez me convenço mais que não se pode ficar alheio a força que tem o samba na nossa identidade e como o Rio Grande do Sul, apesar do que muitos acreditam, é um estado com uma grande tradição no samba e que produziu nomes como Lupicínio Rodrigues, Túlio Piva, Zilah Machado e tem uma nova geração de grandes nomes surgindo por aí.

O Ecarta Musical ainda tem uma ultima apresentação desta temporada de eixos tematicos que será dedicada ao Choro, será no sábado, dia 21/01, sempre as 19 hrs, não deixem de conferir...Em março o projeto retorna com a temporada 2017.

  


  


  

  

  

  
  
















Nenhum comentário:

Postar um comentário