segunda-feira, 9 de maio de 2016

Mais uma vez poesia e musica se unem em perfeita harmonia...

Acompanhando as noticias li sobre a apresentação do Musical Cantos de Linho, de Lã - poemas cantados de Dilan Camargo na feira do Livro de Montenegro que aconteceu na ultima sexta-feira, dia 06/05.
Este musical é um belo projeto que tive oportunidade de assistir no Centro Cultural da Santa Casa no ultimo dia 30/04, e fiquei muito impressionada pelo impacto que causa nas crianças.
A estreia deste espetáculo aconteceu no final de 2014 e desde então tem entrado no circuito de eventos culturais da cidade. Foi idealizado por quatro professores de musica de diferentes escolas da cidade, Beto Chedid, Thiago Di Luca, Pingo Borel e Bruna Espinosa que pesquisando os livros infantis de Dilan Camargo, que em 2014 havia sido indicado ao premio Jabuti de Literatura, perceberam quanta musicalidade havia nas poesias. São 14 canções nos mais variados ritmos brasileiros, apresentadas de forma lúdica, interativa e muito divertida onde pais e filhos tem participação ativa durante todo o espetáculo. As crianças são convidadas a cantar e brincar com as palavras, a apresentação ainda tem contação de histórias e intervenção cênica, apresentando personagens conhecidos e carismáticos do universo de Dilan.
Dilan Camargo é um escritor premiado e reconhecido por seus livros infantis e adultos, a facilidade natural em musicar os poemas infantis de Dilan talvez seja porque ele também tem uma carreira consolidada como letrista e ja participou de festivais de musicas nativistas. 
Os versos indicam o clima da musica, a sonoridade e a métrica ajudam. O espetáculo percorre os ritmos de diferentes regiões que incluem o xote, maracatu entre outros. 
E muito bonito ver a maneira como o espetáculo flui, a maneira como as crianças interagem com o quarteto no palco que canta e utiliza instrumentos como a flauta doce, chocalho, gaita, cavaquinho, viola, surdo, tambor e pandeiro. 
Uma das coisas que observei e que me impressionaram muito foi a reação das crianças menores, ver meninos e meninas de 3 a 9 anos participar e interagir com o musical é, de certa forma natural mas a reação dos bebes, crianças com menos de 2 anos durante o show me emocionou muito, os olhos destes pequeninos brilhavam muito provavelmente em suas primeiras experiencias dentro de um teatro...
Contos de Linho e Lã tem algo único e encantador, mexer com a imaginação e a fantasia das crianças, incentiva-las a aprender brincando ver os pequeninos encantados é uma experiencia motivadora para um observador, é um trabalho que merece ser visto por muitas outras crianças em muitos outros lugares, seja em feiras do livro. teatros ou parques...









  
                                                 




Nenhum comentário:

Postar um comentário