domingo, 14 de fevereiro de 2016

Com a palavra: A Poesia

 

Na quinta-feira, dia 11,  fui a Cinemateca Capitólio para assistir o Sarau Gente de Palavra 41 onde o homenageado foi o poeta Ricardo Mainieri. Não é a primeira vez que vejo estes convites de Saraus, tenho interesse  mas por um motivo ou outro nunca conseguia acompanhar... resumindo, foi minha primeira vez.

  
 Primeira coisa que tinha que sabe, o que é Gente de Palavra? E descobri que são pessoas que escrevem e levam a palavra a serio, usar a palavra, falar é coisa simples, todos nos comunicamos através de palavras mas estre pessoal vai além, com eles a palavra brinca, emociona, questiona, instiga... Gente de Palavra é um projeto que procura trazer a publico o trabalho destes escritores e poetas e para mostrar todo o trabalho realizado por eles Gente de Palavra tem uma revista mensal que é lançada em um Sarau que ocorre todo o mês. É possível acompanhar os próximos encontros pelo Facebook https://www.facebook.com/gentedepalavramicroeditora/
  
Quanto ao homenageado, Ricardo Mainieri, que estava presente no Sarau e além de nos brindar com sua poesia falou um pouco sobre sua história e seu trabalho. Mainieri é de Porto Alegre, estudou Publicidade na PUC-RS queria ser musico e nestas voltas que a vida dá entrou para o funcionalismo publico mas nunca se afastou da poesia. Sua poesia é sintética, minimalista e representa uma importante vertente da poesia contemporânea. É possivel acompanhar um pouco do trabalho deste poeta pelo Facebook https://www.facebook.com/ricardo.mainieri
  
Como todo Sarau que se preze este também começou com musica e depois da apresentação do homenageado tivemos uma bela surpresa, uma bela performance de Odair Fonseca de Souza da Companhia de Teatro Pernas Pro Ar onde declamou alguns dos poemas de Ricardo Marnieri. A partir dai se abre o convite para que qualquer um dos presentes escolha e leia um poema... Entre muitos poetas tive a oportunidade de ver a participação de Lota Moncada, Auber Fioravante Júnior e Renato Motta entre outros.

   
Estes Saraus são uma grande confraternização entre pessoas e palavras e reúne gente das mais variadas  idades, histórias e classes.


 

  

 


 























Um comentário:

  1. legal, obrigado pelos registros fotográficos e escritos.é bom quando a internet nos traz estas surpresas. valeu e obrigado.

    Ricardo Mainieri

    ResponderExcluir