sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dançando para Mãe Africa e seus Orixás...

No domingo, dia 29, o Centro Cultural da Santa Casa recebeu a Mostra de Dança Tradicional da Cultura Ògúndábède Yorùbá.

No segundo semestre deste ano, entre agosto e novembro aconteceu uma oficina de dança e cultura Yorùbà coordenada pelo dançarino e percussionista  nigeriano Ìdòwù Akiínrúlí. A apresentação de dança conta a história de um grande acontecimento ocorroido em uma aldeia chamada Ilú Ìlàro que altera toda a ordem natural das coisas  e a oferenda feita pela aldeia para o Orixá Ogum a fim de que tudo voltasse ao normal.

No dia 21 de outubro, dentro da programação dos 212 anos aniversário da Santa Casa participei uma OFICINA ERE ORISÀ - com Ìdòwú E. Akínrúlí – percussionista e dançarino profissional nigeriano onde conheci Akin e este grupo de alunos dele.
Foi minha primeira experiencia com dança africana apesar de ser apaixonada pela batida de um tambor esta foi a primeira vez que tiver a oportunidade de me aventurar na dança... Adorei a experiencia, foi uma grande oportunidade de conhecer um pouquinho (bem pouquinho por sinal) da cultura Yorùbá, agora é questão de me aprofundar no assunto e quem sabe fazer um curso mais aprofundado de dança. 

Quem gosta da história da cultura africana e tiver a oportunidade de fazer um curso ou mesmo uma rápida oficina com Ìdòwú E. Akínrúlí não perca a oportunidade, é demais!!!
O espetáculo de domingo foi lindo... teatro cheio e ao final os dançarinos desceram do palco e convidaram os assistentes para saírem da plateia e com com ele no palco e dançaram juntos...em uma grande confraternização...Sem palavras! 


 


   



 

  





  




  
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário