sexta-feira, 14 de abril de 2017

"HADES - Deus do Inferno" uma exposição fotográfica que não vamos ver



Esta  nas salas de cinema da cidade o documentário Central, uma produção de 2015 dirigida por Tatiana Sager, baseado no livro Falange Gaucha: o Presidio Central e a História do Crime Organizado no RS do jornalista Renato Dorneles. O filme retrata um pouco da rotina diária do Presidio Central de Porto Alegre que já na CPI do Sistema Carcerário da Câmara de Deputados em 2008 foi considerado o pior do país além de ser alvo de denuncias de violação dos direitos humanos feita a Organização dos Estado Americanos (OEA). 
Mas na verdade não é do filme que quero falar!

Quero falar de uma Exposição de Fotografia que abriu ontem e que estará aberta para visitação até 13/05/2017, " HADES - Deus do Inferno" de Jorge Aguiar contudo, vocês não poderão visita-la, a não ser que viagem 1604 km até Tiradentes-MG.

Muito antes do filme, entre 2012 e 2014 o foto documentarista Jorge Aguiar ao lado do Juiz e fotografo Sidinei Brzuska cruzou galerias e registrou a dura realidade não só do Presidio Central mas também do Instituto Psiquiátrico Forense não mostra rostos, não há esta necessidade, detalhes de corredores, selas e paredes mostram muito do que aqueles muros escondem, se percebe a dor, o desespero e a solidão profunda de cada uma daquelas pessoas... O projeto originalmente teve o nome "Mergulho no Inferno", são fotografias fortes, o fotografo com sua sensibilidade e olhar atento nos leva a uma reflexão profunda, nos obrigando a sair da zona de conforto.
Foto: Alberto Lopes
Foram varias tentativas de expor este trabalho aqui, sempre com negativas, parece que Porto Alegre prefere fechar os olhos para sua realidade, é doloroso  ver o que somos de verdade...

Em uma visita a Tiradentes no ano passado este trabalho foi apresentado, de forma despretensiosa, a Flavia Frota de Souza, diretora do Centro Cultural Yves Alves que se dispôs, quase que imediatamente, a apresenta-lo.

Foto: Alberto Lopes

Foto: Alberto Lopes




















A exposição em forma de varal, com fotografias impressas em voal teve a curadoria coletiva de Guy Veloso, Fernanda Matos, Luciana Melo, Janaína Moura e Manuela De Lorenzo realizada durante o 7° Festival Internacional de Fotografia de Tiradentes que aconteceu de 22 a 26 de março de 2017 onde ganhou o nome de "HADES: Deus do Inferno".

Espero que, em breve, os porto-alegrenses tenham oportunidade de ver este belo e instigante trabalho.


Para saber um pouco mais sobre o trabalho de Jorge Aguiar:






Nenhum comentário:

Postar um comentário