terça-feira, 5 de julho de 2016

Comemorando meio seculo de vida com Cantos que encantam muito mais que o Sul da Terra...



Esta não é a primeira vez que escrevo sobre Demétrio Xavier e seus , ou melhor, nossos Cantos do Sul da Terra pois como ela mesmo enfatiza a cada dia o programa somos todos que de escutamos e participamos deste encontro diário. Pode-se dizer que escuto a pouco tempo o programa, um pouco mais de dois anos, talvez três... mas sinto uma familiaridade com sua sonoridade e uma afinidade com essa liga entre literatura e musica.

Lembro muito bem a primeira vez que encontrei o Demétrio pessoalmente, a destino colocou ele sentado do meu lado no Show do Chico Cesar, no Unimusica de 2014, um dos melhores shows que já assisti na minha vida, diga-se de passagem, e olha que já assisti muito show bom. Era impossível assistir ao show sem fazer comentários maravilhados, e a partir dali eu tinha um rosto naquela voz  que já me era tão familiar no inicio das tardes e as vezes no inicio da manha também.

A partir dai os encontros passaram e ser cada vez mais frequentes e por alguma razão muito especial e nada intencional, foi mera coincidência mesmo, comecei este blog falando sobre o Aniversario do Cantos do Sul da Terra em outubro do ano passado e fechei o anos de 2015 com minha 40° publicação que foi exatamente o  Recital do Cantos do Sul da Terra no Café Fon Fon (só não tenho certeza se aquele foi o primeiro dos recitais). O fato é que, de uma voz que saia diariamente do meu radio Demétrio passou a ser um amigo. 
Mas não é por isso que ele é figura constante nas minha publicações... é pela qualidade e particularidade que tem o trabalho que ele desenvolve. Demetrio é um musico de grande qualidade com uma voz que me encantou deste a primeira vez que ouvi, pela força que tem, sem contar que é um estudioso da musica latino americana e grande conhecedor da obra de Atahualpa Yupanqui, de quem traduziu e gravou, em versão bilíngue, o poema " El Pajador Perseguido". Em 2009 venceu a California da Canção Nativa com "A Sanga de Pedro Lira", musica feita em parceria com Marco Aurelio Vasconcellos. A algum tempo venho percebendo um interesse crescente pelo programa na radio e que já nos seus inícios, em 2012, teve uma indicação ao Premio Press, um pressagio talvez, do sucesso que o programa esta alcançando conquistando a cada dia novos ouvintes e levando um bom publico ao Café Fon Fon em cada Recital.

Mas a verdade é que o recital do ultimo domingo dia 03/07 foi "loco de especial", a Café estava lotado, porque além da garantia de boa musica era dia de comemorar o meio seculo deste querido amigo.
Foi uma noite de comemorar e confraternizar com os amigos seja entre as mesas ou no palco já que tiveram as participações especiais de Giovani Capeletti, Oly Junior e Marcelo Delacroix, foi uma noite com presente surpresa, bolo com velinha entregue pela Bethy Krieger , mais de um parabéns a você - parabéns bilíngue, versão em português e depois em espanhol, muitas histórias de vida compartilhadas e musica da melhor qualidade. Foi uma noite de grandes emoções e muita alegria, algumas fotos definem isso com muita mais força e eficiência do que todas as palavras que eu tente colocar neste texto. 
Foi uma grande honra e satisfação ter estado presente neste momento, Demétrio Xavier tem todo meu respeito e carinho pelo grande profissional que é tanto como musico como pesquisador, é um grande estudioso isso sem contar com o grande carisma e personalidade que tem e que com eles conquista as pessoas tanto quanto que com seu talento...

Que não conhece o trabalho deste musico tão talentoso convido a que escute o programa na radio e na primeira oportunidade que tenha assista um Recital do Cantos do Sul da Terra ao vivo, vão ver como e bonito... 
Mais uma vez parabéns ao amigo Demétrio pelo aniversário, pelo programa na radio e pelos recitais que sempre levam mais publico ao Café Fon Fon... por hora fico aguardando o próximo aniversario do programa em outubro pois sera quando eu também estarei comemorando o primeiro aniversario do Cafune (lembrando que este foi o texto da minha primeira publicação no blog).

Não foi intencional, fui selecionando e quando vi eram 50 fotos... 
Nada mais justo, 50 anos... 50 fotos!


   

  


  

 
 
  


 
 
 
 








































Nenhum comentário:

Postar um comentário