sábado, 9 de julho de 2016

A beleza do urbano em alguns clics...



Esta aberta para visitação na sala JB Scalco do Solar dos Câmara a exposição fotográfica URBANIDADES. 

Com a curadoria do experiente e talentoso fotografo Jorge Aguiar com o luxuoso auxilio dos também talentosos fotógrafos Zezé Carneiro na diagramação visual e Marcos Monteiro no planejamento gráfico, Claudio Macedo e Renata Machado mostram seu trabalho nesta bela exposição que ficará no Solar dos Câmara até dia 29 de julho. Como o próprio Jorge comenta, "fazer curadoria de arte é o processo de organização, cuidado e montagem de uma exposição artística, formada por um conjunto de obras de um ou de vários artistas, a partir da seleção prévia feita pelo curador, o trabalho de um curador atinge não apenas os "bens materiais" do mercado da arte, mas também possui um importante compromisso educacional na sociedade, agindo como um mediador cultural entre a arte e a população que visita às exposições. Esta ação também é conhecida por curadoria educativa".

Estive na abertura da exposição, dia 04/07 e fiquei muito impressionada com o que vi, o nome Urbanidades é perfeito e na particularidade do olhar de cada um dos   , na diferença dos cenários mostrados por cada um, as imagens "se conversam" de maneira natural e espontânea. São dois fotógrafos, duas capitais, dois olhares que se mesclam e interagem através dos clics que por assim dizer, imortalizam momentos do dia a dia. 
Claudio Macedo é de Porto Alegre/RS e Renata Machado de Belo Horizonte/MG é muito interessante ver como estes dois artistas, por que sim, afirmo aos mais incrédulos, fotografia é arte, cruzam informações e trocam experiencias através de imagens e não palavras, mostram as diferenças de costumes, as particularidades do dia a dia e ao mesmo tempo as semelhanças que existem entre as duas cidades. 




A fotografia de rua é um gênero apaixonante, muitas vezes vemos nestas fotografias aquilo que esta ao nosso lado e não percebemos, sobre o olhar do fotografo o que normalmente é invisível a nossos olhos ganha uma nova nuance, se torna particular e único. Todas as fotografias são em branco e preto, o que é um charme a parte nesta mostra, algumas imagens trazem uma força peculiar enquanto outras são de uma paz bucólica, todas muito bonitas e cheias de ternura.  Quem gosta de fotografia precisa visitar esta exposição e conhecer o trabalho destes dois fotógrafos podendo, inclusive, levar um dos trabalhos pra casa...


 Faço uma ultima observação, as fotos são tão bonitas, são dois fotógrafos tão talentosos que as fotografias que eu tirei durante a abertura não fazem jus a beleza da exposição contudo valem como registro do quanto esta mostra foi e deve continuar sendo prestigiada.




  
  

  
  

 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário